domingo, 25 de março de 2012

Oficina de Roadies e Técnicos de Palco / Casa do Núcleo / News.2012




2012, março...

Estamos de volta com novidades. ;~)

Este é o primeiro post do blog acerca das atividades da Capacitação: Oficina de Roadies e Técnicos de Palco. Um dos pontos fortes que reforçamos em nossas turmas, são os laboratórios-palco em instituições, centros culturais, festivais, clubes e estúdios de gravação/ensaio - sempre com este objetivo de experienciar as idéias, teorias, curiosidades, dicas e técnicas peculiares.

Ano passado (2011), ao término de 02(duas) capacitações da oficina de roadies realizamos pequenas extensões das aulas e atividades, partindo rumo a prática nestes espaços citados acima. Todos os laboratórios foram aplicados na prática e os pré-requisitos que exigi são: tranquilidade e objetividade. Eu tenho uma grande estima pelos "soundchecks" (passagem de som), um dos pontos principais para qualquer tipo de apresentação musical. Fatores que englobam questões musicais, estéticas, linguagens, comunicação e interação com o público espectador - são definidos ali, naquele momento, naquele trecho específico, na timbragem, regulagem, equalização e outros parâmetros afins. Com todos os artistas e grupos que participo trabalhando como músico/instrumentista ou até mesmo na equipe técnica, acredito ser um dos momentos cruciais para uma excelente e libertadora mostra de sua cria artística.

Isso me faz lembrar a obra-prima dos gênios do Pink Floyd, quando desenvolveram o conceito do Live at Pompei. Músicos, equipe técnica de sonorização, cinegrafistas, diretores de arte, fotógrafos e uma "cabeçada" de mentes pensantes.



Gilmour e sua guitarra.

Visão geral da cena central das gravações.

Pink Floyd & Equipe Técnica em Ação.


Então, parte destes aprendizados coletivos desenvolvemos ao longo de 2011. Pra se ter uma idéia, estabelecemos vínculos com espaços, tais como: FNAC Paulista (São Paulo/SP), Casa das Caldeiras (São Paulo/SP), Festival Expresso Jazz SP (São Paulo/SP), Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (São Paulo/SP) e contribuímos também com a recém-chegada em São Paulo/SP (Casa Fora do Eixo).

Tais vivências foram pontuais para os "oficinandos" estabelecerem laços profissionais e de afinidade com artistas e espaços que possuam afinidade artística e profissional. Paralelamente, para o nosso clã educacional, foi interessante também perceber qual mentalidade, ponto de vista e compromisso os mesmos tem com a categoria profissional - PRINCIPALMENTE -neste processo de novos significados para equipes de sonorização representado por: roadies, carretos, sonoplastas, técnicos de som (P.A e Monitor) entre outros parceiros.

Na galeria abaixo, acompanhe nossas ações.:


Saulo Duarte & Unidade @ (Passagem de Som Casa Fora do Eixo - Junho.2011)

Juliana R e Dudu Tsuda @ Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (Julho.2011)

Fóssil @ FNAC Paulista (Julho.2011)

Guizado @ Casa das Caldeiras (Outubro/2011)

Hot Café @ Expresso Jazz SP (Casa das Caldeiras)

Arismar do Espírito Santo @ Expresso Jazz SP (Julho/2011)

Confira aqui no link ao lado, apresentação do Duo Espírito Santo (Arismar e Thiago "seu filho"). Assista: http://www.youtube.com/watch?v=llxSS5RWHiA

Galeria Alunos @ Laboratório-Palco:


Sâmara Noronha @ Lab-Palco Centro da Juventude Ruth Cardoso

Guilherme Fischer @ Soundcheck @ Catarina dee Jah/PE - Centro da Juventude Ruth Cardoso


Guilherme Fischer @ Lab-Palco Centro da Juventude

Luiz Viola - Soundcheck & Input List (Bateria) @ Lab-Palco Centro da Juventude

Leandro Maier - Soundcheck & Input List (Bateria) @ Lab-Palco Centro da Juventude




Casa do Núcleo, Deliberarte e Oficina de Roadies juntos!


Um das iniciativas e grande parceria que iniciaremos ao longo de 2012, é com a Casa do Núcleo (espaço cultural capitaneado pelo grande amigo, maestro e pianista Benjamin Taubkin). Criamos uma equipe fixa que irão auxiliar na equipe técnica nas apresentações, oficinas e atividades do espaço.

A definição que exemplifica a Casa do Núcleo que posso compartilhar com vocês é: Música. Lá de verdade e em todos os aspectos se pensa, respira e celebra música. O espaço acomoda tipo de apresentações bem intimistas, sucintas e inovadoras. Cada artista quando sobe no pequeno palco do espaço, tem uma responsabilidade de mostrar um trabalho pautado na boa concepção dos arranjos, dinâmicas, entonações e contando com a exploração de outros formatos (duos, trios e quartetos).

Pra se ter uma idéia, artistas do naipe de: André Ambumjanra, Chico Saraiva, Soukast, Ricardo Herz, Fábio Zanon e Ná Ozzetti (estes últimos respectivos realizando oficinas no espaço) - passarão pela casa mostrando algo novo, algo inédito ou re-inventado.

Agradecer aos "oficinandos": Sâmara Noronha, Henrique Galdi e Guiherme Fischer que vão atuar na linha de frente na assessoria técnica das apresentações. Confira as apresentações em Março de 2012.

Atualmente, eu (Eric Barbosa) juntamente com Gustavo Martins (Casa do Núcleo) e com o próprio Benjamin Taubkin - realizamos a catalogação do acervo do espaço que conta em média com 05 (cinco) mil discos e quase 02(duas) mil publicações de partituras, livros, magazines e outras referências bibliográficas no campo da música. O trabalho está dando os primeiros passos - mas, o acesso aos materiais fonográficos de grupos distintos das mais diversas regiões do mundo (Finlândia, Croácia, Marrocos, Turquia, Palestina etc.) está sendo de grande importância para minha formação musical e de pesquisa.

Segue abaixo galeria de flyers dos shows musicais na Casa do Núcleo (São Paulo/SP).






Benjamin Taubkin @ Casa do Núcleo

Soukast @ Simone Sou e Guilherme Kastrup





Sobre a Casa do Núcleo:

Dirigido pelo pianista e arranjador Benjamim Taubkin, o Núcleo Contemporâneo ainda desenvolve e realiza programação musical, projetos de curadoria, pesquisa musical e concertos. Projetos que nascem de parcerias ou de desejo do próprio Núcleo.

Desde 2000, Benjamim Taubkin dedica-se também a música da América Latina, reforçado por sua atuação como curador do Mercado Cultural da Bahia e como membro do Fórum Europeu de Música do Mundo. Após 10 anos propondo um novo olhar sobre a música popular instrumental brasileira, o foco se amplia para a produção musical do continente. Onde, participa de reflexões e projetos, além de coletar CDs e informações. E sente essa música – que reúne diversos estilos e culturas – como uma das mais inspiradoras e vivas do mundo.


Por fim, compartilhar com vocês um vídeo-tutorial sobre microfones DPA. O modelo e série é: DPA SERIE 4099 MUSICAL BOX. Este modelo tive um primeiro contato na própria Casa do Núcleo que possui 02(duas) unidades em seus sistema de sonorização.


Vídeo 01. DPA.

+ASSISTA AQUI: http://www.youtube.com/watch?v=degZaFqv96s

Vídeo 02. DPA (CLIP MICROFONES SEIRES).

+ASSISTA AQUI: http://www.youtube.com/watch?v=A2_bBIgsH2Q&feature=related


Escrito e Postado por: Eric Barbosa (Deliberarte Produtora Cultural).

Nenhum comentário: